
Categoria aprovou, por unanimidade, participação na paralisação nacional convocada pela CNTE e pela FETEMS durante Assembleia Geral realizada nesta terça-feira (15)
Em Assembleia Geral Extraordinária realizada no auditório da ACP nesta terça-feira, 15 de abril, os(as) profissionais da educação da Rede Estadual de Ensino (REE) e da Rede Municipal de Ensino (REME) aprovaram, por unanimidade, a participação na 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. A mobilização, convocada pela CNTE e pela FETEMS, reúne educadores(as) de todo o país em uma grande ação de defesa dos direitos da categoria e do fortalecimento da escola pública.
A decisão foi tomada de forma democrática e firme, com grande adesão da base, que lotou o auditório da entidade e demonstrou disposição para seguir lutando por melhorias concretas na educação. A categoria também aprovou a paralisação como forma de pressão e visibilidade para as pautas urgentes do setor.
Entre os principais pontos defendidos na mobilização estão:
- A realização de Concurso Público;
- O cumprimento e valorização do Piso Nacional do Magistério;
- A luta contra a terceirização;
- O fim da alíquota de 14% sobre os salários dos(as) aposentados(as);
- A garantia de melhores condições de trabalho;
- E a defesa da saúde dos(as) professores(as).
O presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni, reforçou a importância da decisão coletiva tomada em assembleia e o papel ativo do sindicato nas lutas pela educação:
“A categoria deixou um recado forte e uníssono: estamos mobilizados, conscientes e dispostos a lutar por uma educação pública de qualidade e pela valorização real da nossa carreira. A defesa do concurso público, do piso nacional do magistério, o enfrentamento à terceirização, o fim da cobrança dos 14% dos aposentados e a busca por melhores condições de trabalho e saúde para os(as) educadores(as) não podem mais esperar. Participar da paralisação é uma demonstração concreta da nossa união e do compromisso coletivo com a educação que queremos e merecemos.”
Além da decisão de aderir à paralisação nacional, a assembleia também definiu representantes da ACP para a Junta Municipal Coletora e Apuradora de Votos da Comissão Eleitoral Central da FETEMS 2025 e escolheu 45 delegados(as) para participarem da Assembleia Geral Extraordinária da Federação, realizada em formato virtual.
A ACP segue comprometida com a mobilização da categoria e com a construção de uma educação pública justa, valorizada e acessível para todas e todos.