.
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Durante debate da ACP candidatos à prefeitura assinam Carta Compromisso com a Educação Pública

Com expressiva participação e alcance recorde nas redes sociais, o Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública – ACP, realizou no dia 19 de agosto (segunda-feira), o debate entre os candidatos à prefeitura de Campo Grande, no Espaço de Formação e Clube de Campo da ACP. Participaram do debate, seis candidatos: Adriane Lopes (PP), Beto Figueiró (Novo), Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Luso Queiroz (Psol) e Rose Modesto (União Brasil).

Com início às 19 horas, o auditório contou uma plateia formada pela diretoria da ACP, por educadores de escolas municipais e estaduais, professores representantes sindicais e pela coordenação de campanha de cada candidato.

Mediado pelo jornalista e apresentador, Marcos Anelo, o debate foi dividido entre quatro blocos, tendo a duração de duas horas, com apresentação das propostas e compromissos de cada candidato à prefeitura para a educação pública.

Para o presidente da ACP, professor Gilvano Brozoni, o “debate eleitoral cumpriu o seu dever democrático e inclusivo, pois foi possível entender o que cada candidato e candidata pensa como prioridade para a nossa educação pública”.  “Foi um processo positivo, porque pudemos debater um assunto extremamente relevante, pois entendemos que a comunidade escolar, deve ser sempre priorizada, e isso inclui os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras em educação”, enfatiza o professor Gilvano.

Por meio do debate entre os postulantes foi possível entender quais representantes estão ou pretendem estar alinhados com a realidade da educação pública. “Foi uma oportunidade de os professores conhecerem e avaliarem quais são as intenções de cada um, nós educadoras e educadores temos papel primordial neste processo eleitoral, afirma a vice-presidenta da ACP, professora Josefa Silva.

Os candidatos receberam um documento importante denominado “Carta Compromisso” com as propostas da categoria para a Educação Pública da REME, que foi assinado e entregue ao presidente da ACP, professor Gilvano, durante as considerações finais do debate. O único candidato que não assinou a Carta Compromisso com a Educação Pública foi Beto Figueiró (Novo).

A Carta Compromisso assinala 25 itens que relacionam as prioridades da educação, como, por exemplo, o primeiro item, que garante o cumprimento integral da Lei nº 7.119, de 4 de outubro 2023, referente à integralização do valor do piso nacional do magistério por 20 horas em Campo Grande, tem ainda o item 3 (três), que fala da garantia à chamada para nomeação e posse de todos os candidatos aprovados no Concurso Público do Magistério, Edital Nº 01/2023, em havendo vagas, e realizar Concurso Público sempre que necessário; ou ainda, o item 6 (seis), que fala da Manutenção do princípio da isonomia salarial entre Professores efetivos e temporários da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS.

O debate pode ser conferido na íntegra nas redes sociais da ACP: @acpmsoficial

No Youtube acesse aqui.