Buscar
Youtube Instagram

Notícias

09.03.2018 - 13:29

Pioneirismo de educadoras, incentivo à autoestima e luta são destaques do Dia Internacional da Mulher na ACP

Dia de cuidados e beleza, homenagem à professoras pioneiras na educação e nas lutas, e seminário sobre os direitos da mulher foram algumas das atividades para celebrar o 8 de março
|
Compartilhe:

O Dia Internacional da Mulher foi mais uma vez celebrado na ACP. No dia 8 de março, o sindicato promoveu o Dia de Cuidados e Beleza para a Mulher Educadora. Sob a coordenação da secretaria social e cultural da ACP, o evento é destinado às professoras filiadas, com a finalidade de promover a integração, a valorização e o bem-estar das mulheres, neste dia dedicado às lutas e à presença feminina em todas as esferas sociais.

“Hoje é um dia de reflexão e valorização. De protesto por uma sociedade onde, de fato, tenhamos direitos iguais, onde nossas diferenças sejam respeitadas e não usadas para nos separar, onde verdadeiramente possamos exercer nossa liberdade. Mas, também é momento de celebrarmos nossas conquistas sociais, econômicas e culturais, de nos empoderarmos para seguir na luta. E, sim, dia de recebermos atenção especial, de ressaltarmos a beleza em cada uma de nós, de nos elogiarmos. Nós que sempre somos maioria nas lutas, hoje temos esta casa preparada para nos oferecer o melhor em cuidados e serviços”, destacou a vice-presidente da ACP, Zélia Aguiar.

Das 8h às 19h, todas as professoras que passaram pela ACP receberam um brinde pelo Dia da Mulher e puderam desfrutar de serviços como manicure, massoterapia, corte ou escova de cabelo, limpeza de pele, design de sobrancelhas, maquiagem e sessão de fotos. (Veja mais fotos aqui)


Mulheres que inspiram

No momento “Mulheres que Inspiram”, dedicado à celebração das lutas das mulheres educadoras, a ACP realizou uma homenagem às professoras aposentadas Cândida dos Santos e Hozanas Nascimento. Ambas são exemplos de mulheres pioneiras da educação pública de MS.

Cândida, que ilustra o perfil especial da revista Expressão 65 anos, foi a primeira professora de Educação Física de Campo Grande, introduzindo a prática de voleibol nas escolas públicas da cidade. Também se destacou como pioneira do esporte, integrando a primeira equipe de vôlei feminino, que manteve a mesma formação por 20 anos, vencendo todas as competições que participou, por 17 anos consecutivos. Na luta sindical, Cândida foi uma das primeiras filiadas da ACP e ocupou o cargo de secretária geral da entidade, em 1961.

Hozanas Nascimento desbravou a educação em Terenos, sendo professora da primeira escola pública da cidade. Na época em que iniciou sua atividade docente, professora Hozanas enfrentou muitas adversidades, tendo, por exemplo, que percorrer 6 km à pé, para chegar ao seu local de trabalho. A professora Hozanas desenvolveu uma liderança tão significativa em defesa dos direitos da comunidade, que chegou a ocupar uma vaga como vereadora, na Câmara Municipal de Terenos.

Atualmente, ambas participam ativamente de todas as ações do sindicato, especialmente das atividades do Projeto Viver Melhor, desenvolvido pela secretaria dos aposentados.

E março é um mês muito especial para as duas. Além do Dia Internacional da Mulher, Hozanas comemora, no dia 10, 89 anos. No dia seguinte, 11/03, Cândida celebra 83. No momento “Mulheres que Inspiram”, no dia da Mulher da ACP, as duas receberam homenagens, carinhos e muitos parabéns por suas belas trajetórias de vida e de luta.