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07.11.2017 - 14:25

ACP estreia coluna que destaca trabalho das escolas públicas de Campo Grande

“Escola Pública, Educação Cidadã” - A nova editoria do site do sindicato apresenta iniciativas pedagógicas de sucesso na educação pública da Capital

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O dia a dia de uma escola é efervescente. Naquele espaço dedicado ao aprendizado muitos saberes se cruzam e algo novo pode surgir a cada dia letivo. Nas escolas públicas de Campo Grande essa realidade tem produzido muito conhecimento e inovação, com trabalhos reconhecidos pela comunidade escolar e até em premiações nacionais.

A ACP abre espaço para divulgar e promover o sucesso de iniciativas pedagógicas criativas e promotoras de valores como cidadania, democracia e justiça social. “A diretoria da ACP parabeniza todos os profissionais dessas escolas e apoia todas as propostas de enriquecimento intelectual por meio do fazer pedagógico dos educadores de Campo Grande. Esperamos que outras escolas nos procurem para divulgar seus trabalhos”, afirma o presidente da ACP Lucílio Souza Nobre.

Nessa primeira edição da coluna “Escola Pública, Educação Cidadã”, você vai conhecer o trabalho das escolas estaduais Waldemir Barros da Silva e Joaquim Murtinho e da escola municipal Imaculada Conceição.

EE Waldemir Barros da Silva - Prêmio Gestão Escolar


Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro. Em todas as etapas, são avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas.

Em 2017, a EE Waldemir Barros da Silva já venceu duas etapas: estadual e regional. A diretora da unidade, Ernangela Sousa Calixto, representou a equipe na seletiva regional no dia 31 de outubro, em Florianópolis, quando a escola conquistou o primeiro lugar entre os inscritos da região Centro-Oeste. Agora, a escola da região das Moreninhas vai disputar a etapa nacional que acontecerá em dezembro, na cidade de Bonito-MS.

“É um orgulho muito grande para nós, porque a dinâmica do prêmio prevê a avaliação da comunidade escolar, com posterior comprovação por parte da gestão. Então, ter esse reconhecimento de nossos alunos e seus familiares é muito importante para continuarmos nosso trabalho”, comemora a diretora.

Ernangela revela que a banca avaliadora destacou o incentivo à pesquisa que norteia o projeto pedagógico da escola. “Aqui no Waldemir nós adotamos uma postura de educar pela pesquisa, a fim de promover o interesse pelo conhecimento científico em nossos alunos”, explica.

EM Imaculada Conceição - MS 40 anos


Em comemoração aos 40 anos de criação do Estado de Mato Grosso do Sul, a Escola Municipal Imaculada Conceição realizou um projeto com objetivo de socializar o conhecimento, através da história e cultura  de Mato Grosso do Sul. “A ideia foi promover a participação dos estudantes por meio de uma proposta que contemplou diversos saberes, utilizando uma metodologia que explorou o conhecimento sobre a origem da formação da identidade do povo de Mato Grosso do Sul”, comenta a professora Wanda Fernandes Belo.

O trabalho envolveu todas as turmas da Pré-escola ao 9º ano. Foram desenvolvidas ações em sala de aula que permitiram aos estudantes conhecer a história da Divisão do Estado de Mato Grosso e a Criação de Mato Grosso do Sul, através de uma linha do tempo.

A proposta favoreceu o reconhecimento da identificação dos diversos patrimônios culturais de Mato Grosso do Sul, por meio da pesquisa sobre as danças regionais, pratos culinários, fauna e flora, artesanatos, folclore, diversidade étnica dos povos e das sociedades indígenas. “Na literatura, por exemplo, a exploração foi feita por meio de uma viagem pelos poemas do nosso poeta Manoel de Barros, que brincava com as palavras. As crianças conheceram um MS lúdico e encantador”, finaliza Wanda. (Veja mais fotos aqui)

EE Joaquim Murtinho – Diversidade étnico-cultural e racial