Buscar
Youtube Instagram

Notícias

23.05.2018 - 13:34

ACP e Prefeitura assinam termo e Piso 20h avança na REME

O prefeito Marquinhos Trad recebeu a comissão da ACP, na tarde de terça-feira (22), para a assinatura do termo de compromisso para cumprimento do piso 20h. O documento prevê a correção de 2018 e assinala prazo para novas tratativas sobre cronograma de integralização total da Lei 5.411/2014
|
Compartilhe:

O prefeito Marquinhos Trad recebeu a comissão da ACP, na tarde de terça-feira (22), para a assinatura do termo de compromisso para cumprimento do piso 20h.

O documento é fruto da negociação entre categoria e Poder Executivo para a aplicação dos índices de correção do piso salarial do magistério em 2018 e definição de política salarial para cumprimento do Piso 20h. A vice-presidente da ACP, Zélia Aguiar, avaliou a postura dos integrantes da comissão como respeitosa e interessada em evoluir na valorização do magistério municipal.

"O diálogo aberto e franco entre as partes foi fundamental para a construção dessa política salarial. Apesar de alguns momentos tensos, de divergências, houve empenho de ambos os lados para o cumprimento da Lei do Piso. Devemos seguir nesse caminho", ponderou a sindicalista.


Veja os índices de correção salarial 2018

- Maio - 3,04%;

- Dezembro - 3,665% em dezembro + 1,0%  relativo ao cumprimento integral do piso 20h.

- Acumulado do ano - correção total de 7,665%.


Ficou acordado também, que a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2019, a prefeitura retoma as tratativas com a comissão do sindicato, com o objetivo de apresentar um cronograma para o cumprimento integral da Lei Municipal 5.411/2014 – Piso 20h.

“Essa é mais uma significativa conquista da categoria. É importante verificar que, mesmo que em parcela pequena, há o resgate de parte do passivo do Piso 20h. Pois, dessa maneira, o prefeito sinaliza manter o compromisso de campanha, de integralizar o Piso 20h na REME”, destaca o presidente da ACP, Lucílio Souza Nobre.

Durante a reunião, o prefeito também anunciou que, assim que o Projeto de Lei da gestão democrática chegar ao Executivo, ele dará sanção imediata e a Semed tomará as providencias cabíveis para a realização do processo eleitoral para diretores e diretores adjuntos da REME.

Com a consolidação da política salarial 2018 da REME, Lucílio ressalta a importância da categoria na luta em defesa do piso e da valorização profissional. “Os avanços conquistados pela ACP são frutos da representatividade da diretoria e da força da categoria. Essa união fortalece a luta e promove a manutenção dos direitos dos professores”, conclui Nobre.