Buscar
Youtube Instagram

Notícias

31.08.2018 - 16:08

ACP comemora publicação de edital com regras para eleições de diretores da REME

Gestão Democrática caminha para a consolidação na REME. Fique atento aos prazos e critérios para inscrições de candidatos(as)
|
Compartilhe:

A Gestão Democrática caminha para a consolidação na REME. A Semed (Secretaria Municipal de Educação), publicou no Diogrande n. 5.337, de sexta-feira (31/08), o Edital nº 19/2018/ SEMED de 30/08/2018, que dispõe sobre a realização das eleições diretas para escolha dos diretores e diretores-adjuntos das unidades da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.

O documento traz todas as diretrizes para processo eleitoral inédito na REME. As eleições serão organizadas por uma comissão especial composta por servidores designados pela Semed e por um representante da ACP. A vice-presidente do sindicato e membro da comissão que elaborou o projeto de lei da gestão democrática, professora Zélia Aguiar, representará a categoria na comissão. Nas escolas, serão criadas comissões eleitorais que atuarão diretamente na realização e na fiscalização do processo eleitoral em cada unidade.

“Essa é mais uma etapa importante para a implantação efetiva da gestão democrática – uma luta de mais de 20 anos da ACP e dos profissionais da educação. Estamos confiantes de que esse processo eleitoral inicia um novo tempo na REME”, comemora Zélia.

O presidente da ACP, Lucílio Nobre explica como as eleições vão impactar a rotina escolar. “Os candidatos vão demonstrar, por meio de um programa, qual será seu trabalho ao longo dos quatro anos de mandato e a comunidade escolar vai decidir quem tem o perfil para dirigir a unidade. Isso representa muitos avanços, desde a segurança e estabilidade ao diretor e diretora até o fortalecimento da democracia. O ato do voto faz com que a comunidade escolar se aproprie ainda mais desse espaço público que é seu. Além da eleição, a gestão democrática é uma prática que envolve toda a escola e a transforma, por meio dos conselhos escolares, e de toda estrutura democrática que advém com essa mudança”, pontua Nobre.

O período de inscrições dos candidatos será de 17 a 18 de setembro, e os interessados devem protocolar sua candidatura junto à comissão especial da Semed. As eleições acontecerão nas unidades de ensino, no dia 29 de novembro de 2018.

Tag3 - Desenvolvimento Digital