Buscar
Youtube Instagram

Notícias

28.08.2017 - 15:25

11º Encontro dos aposentados mantém forte a participação dos precursores da luta na ACP

Organizado pela secretaria dos aposentados, em parceria com a secretaria jurídica da ACP, o evento tem o objetivo de promover a integração, o reencontro e melhoria na qualidade de vida dos educadores aposentados e aposentadas
|
Compartilhe:

“Seguindo os caminhos da educação”. Com esse tema a ACP realizou, no dias 24 e 25 de agosto, o 11º Encontro dos Profissionais da Educação Pública Aposentados de Campo Grande. No Clube de Campo do sindicato, mais de 400 pessoas participaram dos dois dias de atividades físicas e culturais, estudo, formação sindical, palestras, e diversão.

Organizado pela secretaria dos aposentados, em parceria com a secretaria jurídica da ACP, o evento tem o objetivo de promover a integração, o reencontro e melhoria na qualidade de vida dos educadores aposentados e aposentadas. 

“Quando a ACP pensou em realizar o encontro, a ideia foi organizar os aposentados, trazê-los para as atividades do sindicato e também estimular que eles tenham novos objetivos, atividades, não se tornem reclusos e isolados após a aposentadoria. Com essa finalidade, nós já desenvolvemos temas como educação financeira, alimentação saudável, saúde física e mental, entre outros. Neste ano, o tema ‘Seguindo os caminhos da educação’ tem o objetivo de romper com o desânimo e abatimento que o atual cenário nacional tem provocado sobre todos nós, inclusive aposentados”, afirmou a secretária dos aposentados da ACP, professora Maria Augusta Coimbra..

A programação do encontro contou com duas palestras: Viver é possível – Inteiramente, Internamente e Intensamente, ministrada pela professora Aposentada, Mônica Cavalcante, e Saúde na 3ª Idade, com o médico geriatra, Dr. Alessandro Falchembak.

Entre as atividades físicas, as professoras e professores aposentados se movimentaram com as aulas de alongamento, zumba e dançaterapia, ministradas pelos professores Júnior Rodrigues e Roberto Mateus. O destaque da programação cultural fica por conta das apresentações do grupo de Dança Laborativa, do projeto Viver Melhor e o Show de Talentos, que abriu espaço para os participantes apresentarem suas habilidades com dança, música, poesia, etc.

Na formação sindical, o presidente da ACP, professor Lucílio Nobre; a vice-presidente, Zélia Aguiar, e a secretária jurídica, Maria Aparecida do Nascimento apresentaram a política salarial 2017 para os profissionais das redes estadual e municipal de ensino. No segundo dia, o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, esteve no encontro apresentando uma análise de conjuntura. Para apresentar todas as atividades desenvolvidas no Projeto Viver Melhor, voltado para os professores e professoras aposentadas, a professora Maria Aparecida do Nascimento fez um resgate histórico do projeto e detalhou cada ação atualmente realizada.

“Nosso encontro é pensado, organizado e executado dentro do grupo de integrantes do Projeto Viver Melhor. É um fruto desse projeto. Neste ano, nós optamos por trabalhar com os excelentes profissionais que nós temos na ACP, no movimento sindical de MS, e com a forte parceria que mantemos com nosso plano de saúde dos servidores estaduais – a Cassems. Pelo sucesso e resposta dos participantes, acreditamos que foi mais uma decisão acertada”, explica a secretária jurídica da ACP, Maria Aparecida do Nascimento.

O encerramento do 11º Encontro dos Aposentados da ACP foi em clima de Boteco: com música ao vivo, boa comida e muita animação, as professoras e professores aposentados comemoraram mais um evento de sucesso da ACP.

Tag3 - Desenvolvimento Digital